FASHION JOURNALISM

Ao Estilo de: Helga Vieira Dias

2 Junho, 2016

Helga vieira Dias é uma mulher cujo bom gosto passou a ser a sua imagem de marca. Casada e mãe de 3 meninos, a nossa figura do mês, mostra que conciliar as actividades do lar, as laborais, as extras e ainda assim vestir-se como uma diva é tarefa para mulheres graciosas e determinadas. Numa conversa descontraída com Helga Vieira Dias pudemos descobrir que a consultora identificou um erro comum que as pessoas cometem a vestir, “combinar a cor de uma das peças com tudo quanto se possa ( sapato, carteira, acessórios, etc)”, e apela para isso à ousadia quando o assunto é vestir.

 

 Como define o seu estilo?

Sou muito versátil. Não considero ter um estilo definido na totalidade.

 

Quando/Como surgiu a paixão pela moda?

Fui modelo quando adolescente. Desde então a moda tem feito parte da minha vida.

 

Sabemos que presta serviços de Consultoria de Imagem. Como surgiu a motivação de iniciar a actividade profissional nessa área?

Surgiu pela quantidade de pessoas que pedia ajuda neste sentido. Comecei com familiares e amigos de ambos os sexos. Passei a fazer consultoria a amigos dos meus amigos e por aí foi. Logo a seguir veio a motivação por parte de uma sobrinha a abrir o INSTAGRAM e hoje tenho ajudado imensa gente graças a esta ferramenta.

Qual a dificuldade que identifica como sendo mais frequente por parte das suas clientes?

O que vestir no local de trabalho. As pessoas estão muito presas ao clássico boring e formal. Há muita dificuldade em ousar e misturar cores e estampas.

 

Quais os benefícios de usar os serviços da Consultoria de Imagem?

Há muitos. A consultoria ajuda a ampliarmos a nossa mente e sair da zona de conforto. Recebemos uma opinião sincera do que devemos mudar, e dá uma lufada de ar fresco no nosso astral. Com o passar dos anos, habituamo-nos a um estilo repetitivo.  Com um acompanhamento de consultoria, acabamos por dar valor até as peças que já estavam aposentadas no nosso guarda-roupa. Aprendemos a usar da melhor maneira o que temos, e a acrescentar peças chaves ao nosso guarda-fatos.

O que é tendência para si? Acha que as tendências realmente ditam a moda?

A moda é temporária… Muda todas as estações, todos os anos. Não sigo tendências. Nem me fascino com tudo o que está na moda nos dias de hoje. Estilo é muito mais marcante e eficaz. Isso não muda. Ou se tem ou não se tem. Posso usar uma peça que foi HIT em 2010 nos dias de hoje e mesmo assim estar actual. Por exemplo.

 

Um erro comum que as pessoas cometem ao se vestir?

Combinar a cor de uma das peças com tudo quanto se possa ( sapato, carteira, acessórios, etc) acho que é uma das mais comuns. Roupa muito justa também é um ponto fraco hoje em dia, tanto em homens como mulheres. Acho lindo ver roupa justinha á medida, mas há o justo confortável e o absurdamente justo. Não é elegante.

Fale sobre importância dos acessórios ao compor um look.

– Faz toda a diferença. É a cereja no topo do bolo. Um look só é lindo, quando há harmonia com as escolhas que o preenchem. Não saio de casa sem um acessório. Por mais básico que seja.

 

Já diz o ditado “quem corre por gosto não se cansa”. Mas, o que a motiva realmente, para arrumar-se todos os dias (cabelo, maquilhagem, roupa) para fazer as fotos de look do dia? 

Sempre gostei de me arrumar bem para o serviço. Como tenho muitas actividades fora do ambiente do escritório, obriga-me a estar sempre muito bem aprumada. Criou-se um hábito. Há dias que saio para trabalhar as 7:30 e volto ás 21. Não me visto assim só para os looks do dia. Sempre foi assim, por esta razão, a minha sobrinha e algumas amigas aconselharam-me a aderir ao instagram.

 

Os turbantes são um must have que já caracterizam o seu estilo. Acha que viveria sem eles, ou são realmente indispensáveis ao seu estilo?

Não viveria sem eles. Uso desde que me conheço por gente. Sou adepta ao cabelo natural. E já fiz de tudo que possam imaginar ao cabelo, desde cores à cortes. Os turbantes são a minha área de conforto. Tenho imensas cores, e eles fazem parte sim do meu estilo pessoal. Estou sempre com eles, até em casa

 

É uma mulher muito versátil quando o assunto é combinação de cores. É uma qualidade nata ou precisa consultar a paleta de combinações de cores para obter tamanho sucesso?

É a minha obsessão. Adoro cores, ouso mistura-las e não vivo fora do universo delas.

 

 

 

Na sua opinião, qual é a peça mais subestimada no que diz respeito à moda feminina?

Saias compridas, bermudas e calças culotte. São peças que exigem muita atenção. E quando usadas sem cuidado, passam uma imagem de desleixo.

 

Quais são os seus planos futuros para a área da moda?

Gostaria de poder ajudar mais e mais gente. Estou muito feliz com a aceitação do meu trabalho, numa época que temos muitas ferramentas para inspiração.

Qual o conselho de beleza e de moda que daria às leitoras do Style by Grace?

Arrisquem sair da zona de conforto. Mudar o estilo não significa perder a identidade, e muito menos mudar o guarda-roupa a 100%.

– Podemos fazer grandes mudanças com o que temos.

– “Não devemos deitar fora” peças de roupa sem pensar 2x.

– A moda é muito rotativa e repetitiva. Há peças que fazem história.

– Devemos nos inspirar em alguém, mas nunca copiar o seu estilo. Estilo é a identidade de cada um. Isso não se pode comprar.

– Cuidar bem das roupas. Parece um conselho parvo, mas não é.

As roupas têm instruções de lavagem, que infelizmente são ignoradas. Já perdi grandes peças por isso.

– Não comprar nada para usar depois de perder alguns quilinhos… Este é um erro nosso. Não ajuda em nada, e ficamos com uma peça doente no nosso armário. Isto contamina a nossa essência e faz com que olhemos para o resto das peças com desdém.

– Assuma a sua silhueta e seja feliz.

 

___________________________________________________

Deixe o seu comentário e /ou sugestões de entrevistas que gostavam de ver aqui no blog, que nós vamos tentar realizar:)

3

Comments

  1. NeusaAndrean

    2 Junho, 2016 at 11:24 Responder

    O blog está um máximo😍😍😍 parabéns a toda equipe Stylebygrace

    1. Editor

      2 Junho, 2016 at 12:15 Responder

      Muito e muito obrigada querida Neusa, subscreva-te e não deixe de acompanhar as matérias

  2. Nissandra

    6 Junho, 2016 at 17:55 Responder

    Adorei as dicas! Blog maravilhoso…😙😙😙

    1. Editor

      6 Junho, 2016 at 21:30 Responder

      Olá Graciosa Nissandra, ficamos muito felizes pelo Carinho, esperamos que voltes ao blog:)
      Muitos beijinhos

Leave a comment